terça-feira, 8 de fevereiro de 2011

A palavra Divina

A palavra Divina
Apóstolo Valdemiro Santiago

Leitura Oficial: Romanos 10

Irmãos, o bom desejo do meu coração e a oração a Deus por Israel é para sua salvação.

Porque lhes dou testemunho de que têm zelo de Deus, mas não com entendimento.
Porquanto, não conhecendo a justiça de Deus, e procurando estabelecer a sua própria justiça, não se sujeitaram à justiça de Deus.

Porque o fim da lei é Cristo para justiça de todo aquele que crê.
Ora Moisés descreve a justiça que é pela lei, dizendo: O homem que fizer estas coisas viverá por elas.
Mas a justiça que é pela fé diz assim: Não digas em teu coração: Quem subirá ao céu? (isto é, a trazer do alto a Cristo.)

Ou: Quem descerá ao abismo? (isto é, a tornar a trazer dentre os mortos a Cristo.)

Mas que diz? A palavra está junto de ti, na tua boca e no teu coração; esta é a palavra da fé, que pregamos,
A saber: Se com a tua boca confessares ao Senhor Jesus, e em teu coração creres que Deus o ressuscitou dentre os mortos, serás salvo.

Visto que com o coração se crê para a justiça, e com a boca se faz confissão para a salvação.

Porque a Escritura diz: Todo aquele que nele crer não será confundido.
Porquanto não há diferença entre judeu e grego; porque um mesmo é o Senhor de todos, rico para com todos os que o invocam.
Porque todo aquele que invocar o nome do Senhor será salvo.

Os Judeus rejeitam a justiça de Deus.
O evangelho é a justiça de Deus e Paulo viu que os judeus não aceitavam, isso entristeceu o coração dele, que muito perseguiu a igreja e os pregadores, até cair do cavalo. Quando caiu do cavalou, parou de perseguir. Quantos são assim, perseguem até cair do cavalo.

Muita gente fica assustada quando vem a adversidade. Eu não, porque os problemas estão avisando que uma grande vitória vem chegando.

Nós sabemos que o homem falha e mesmo o homem que é justo está sujeito a falhar. Há pessoas que tem senso de justiça. Eu creio que a maioria aqui tem senso de justiça. Só que a bíblia diz que o coração do homem é desesperadamente corrupto.

Paulo era um grande homem de Deus. Perseguido, era preso, arrastado em cavalos e a oração dele era para que os judeus fossem salvos.

É como se todos os judeus estivessem preocupados com a população, chamando de seita do nazareno, pois até hoje tratam as igrejas evangélicas como seitas, porque a sociedade ergueu um padrão social e tudo o que é diferente do que consideram oficial é seita. 

Eles queriam Paulo morto, porque senão o povo aceitaria e se converteria a essa seita do nazareno e ainda assim Paulo orava para que eles fossem salvos.
Eles não entendem. 

Há gente culta me assistindo agora, pessoas com grandes responsabilidades, mas sem o entendimento da palavra e revelação de Deus, por isso se preocupam com o crescimento desta igreja. Agora, se observassem a vida dessas pessoas, de vocês, quando chegam nesta igreja e analisassem com um algum tempo, chegariam à conclusão de que só Deus faz este trabalho. 

O zelo deles faz com que eles nos persigam. Faz eles pensarem que guardam as pessoas de alguma coisa, mas atrapalham a vida dessas pessoas.

O apóstolo não faz isto, é só um servo que quase desmaia de esforço para manter o trabalho, indo muitas vezes ao meu limite da carne, mas o Deus que muda a vida das pessoas não tem limite e é Ele quem faz esta obra. 

Deus diz que devemos orar para que os olhos dos nossos perseguidores sejam abertos e eles entendam o valor desta obra.
A justiça de Deus não pode ser aprendida na escola, ela é revelada aos corações, é o evangelho. 

Cristo é o fim da lei, está acima de tudo e de todos, acima da justiça dos homens, da terra. Ele a estabeleceu, mas os homens interpretam as leis, que às vezes são problemáticas, feitas por homens, devem ser interpretadas. 

Mesmo tendo senso de justiça, o homem é problemático, erra. E ninguém escapa disso. Ao invés de aplicarmos nossa própria justiça ou julgar as pessoas em nosso entendimento, devemos deixar que Deus faça sua justiça e sua obra.

Pela justiça dos homens, ninguém seria absolvido, nem eles próprios. Se aplicássemos a justiça dos homens ao pé da letra, ninguém escaparia, nem mesmo quem as escreve, ninguém. 

Mas pela justiça de Deus, todos recebem perdão porque elas descendem da graça. O maior pecador encontra justiça em Deus e é justificado pela fé. 

O sujeito que cometeu crimes, pecou, errou, transgrediu leis, rejeitado pela sociedade, se prostra aos pés do Senhor e mostra fé, é justificado e chamado de Santo pelo próprio Deus, que o separa para si. 

Entende porque devemos viver na justiça de Deus? Porque todos nós dependemos dela. 

É fácil condenar alguém, mas difícil olhar para si e ver quantas coisas você já praticou. Mas ninguém pode te condenar.

Paulo, que estava insatisfeito e preocupado, orou a Deus e percebeu que eles eram zelosos, que achavam que estavam certos, ele também agia assim. Muitos são criticados hoje, mas faziam iguais antes. Se comportar diferente é falta de sabedoria, é preciso mostrar a justiça do evangelho através da manifestação de poder e Deus faz as obras. É a palavra de Deus, o evangelho, é simples.

Não é a religião, profeta. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário