quarta-feira, 9 de fevereiro de 2011

Igreja Mundial do Poder de Deus


Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Question book.svg
Esta página ou secção não cita nenhuma fonte ou referência, o que compromete sua credibilidade. (desde dezembro de 2009).
Por favor, melhore este artigo providenciando fontes fiáveis e independentes, inserindo-as no corpo do texto por meio de notas de rodapé. Encontre fontes: Googlenotícias, livros, acadêmicoScirus

Igreja Mundial do Poder de Deus

Orientação: Neopentecostal
Fundada por: Valdemiro Santiago de Oliveira
Origem: 1998
Sede: São Paulo capital
Número de Igrejas: Mais de 2000 [carece de fontes?]
Países em que atua: Brasil
Portugal
Espanha
Estados Unidos
África do Sul
Angola
Moçambique
Uruguai
Paraguai
Argentina
México
Colômbia
Japão
A Igreja Mundial do Poder de Deus é uma igreja evangélica de tendência neopentecostal, dissidente da Igreja Universal do Reino de Deus. Foi fundada na cidade de Sorocaba em 9 de março de 1998 pelo pastor Valdemiro Santiago, (ex-bispo da IURD).
Sua sede, o Grande Templo dos Milagres, funciona no galpão de uma antiga fábrica que tem 43 mil metros quadrados de área construída, localizada na Rua Carneiro Leão, no Brás, em São Paulo. Seu enfoque principal é a prosperidade financeira, a cura e os milagres.

Índice

[esconder]

[editar] História

Valdemiro Santiago, então bispo da Igreja Universal do Reino de Deus (IURD), fazia reuniões dos fiéis da igreja em Sorocaba e apresentava programas religiosos da igreja na Rede Record.
Em 1998, o bispo teve divergências com a direção da igreja e por não concordar com as práticas aplicadas na IURD acabou deixando esse ministério.
No dia 3 de março, às 15h00 em Sorocaba, fundou a Igreja Mundial do Poder de Deus (localizada na Avenida São Paulo, 555), tirando referências de "(...) Universal do Reino (...)". Antes da criação da nova igreja, Valdemiro ainda era bispo da IURD, que realizava diversas reuniões, a 1ª com fundação da nova igreja, tinha 16 membros.[carece de fontes?]
Em apenas 10 anos, a IMPD cresceu rapidamente, espalhando-se igrejas em todos os estados brasileiros e até no exterior.[carece de fontes?]
Graças ao vasto trabalho pelo rádio e pela TV, além do intenso assédio aos pastores em atividade na IURD, alegando que lá era diferente e efusivamente convidando a membros e obreiros da IURD que se sentiam insatisfeitos, a igreja começou a crescer.[carece de fontes?]
Conta com forte apoio, principalmente entre as camadas mais populares e de baixa renda.[carece de fontes?]
Em 2009, já dispunha de mais de 2.000 templos no Brasil e exterior.[carece de fontes?]
Em Portugal, como em outros países da Europa, todos os templos da Igreja do Caminho foram transferidos para a Igreja Mundial do Poder de Deus. Seu líder, o pastor Ronaldo Didini hoje faz parte do quadro de pastores da IMPD e ocupa a função de diretor de programação da Rede 21.
Em dezembro de 2009, a sede da igreja na cidade de São Paulo, foi fechada por conta das constantes reclamações dos vizinhos por barulho. A sede ficou fechada até março de 2010, depois de 53 dias lacrada, através durante a transmissão ao vivo da reabertura para cultos pela TV Igreja Mundial.

[editar] Posições da Igreja

A Igreja aceita a chamada teologia da prosperidade, surgida em igrejas evangélicas dos Estados Unidos em 1960, em que os fiéis são estimulados a fazerem doações às igrejas evangélicas para obter favores de Deus. A Mundial acredita que tudo (dinheiro, cura, felicidade) é dado a partir da fé do próprio fiel que encontra sua expressão nas doações feitas a Igreja.[1]

[editar] Hierarquia Eclesiástica

A IMPD tem como seu fundador Valdemiro Santiago de Oliveira, com o título de apóstolo, sendo seus subordinados na hierarquia eclesiástica da mesma os bispos, pastores e corpo de obreiros.

[editar] Mídia

Waldemiro Santiago publicou livros e gravou CDs, VHSs e DVDs, antes de lançar a em outras mídias em 2008:

[editar] Jornais

A IMPD conta com o único jornal, Fé Mundial, com tiragem mensal de 500 mil exemplares.

[editar] Revistas

A IMPD conta com a única revista, Mundial Sem Limites, de tiragem mensal, com tiragem mensal de exemplares não disponível.

[editar] Rádios

  • A Igreja arrendou a Rádio Ômega FM e já recebeu outro nome: Rádio Ômega Mundial FM.
  • A sua grade de programação já foi reformulada com mensagens e programas de pastores da IMPD, e conta com a retransmissão de áudio dos programas de TV transmitidos todos os dias diretamente do Grande Templo dos Milagres.
  • Em fevereiro de 2009 a Igreja arrendou a Rádio Mundial do Rio de Janeiro, que antes pertencia às Organizações Globo.

[editar] TVs

A IMPD fica conhecida no Brasil a partir de 2008, quando o Grupo Bandeirantes aluga 22 horas da Rede 21, que gerou polêmica, pois nunca houve a concessão de um grupo de comunicação a uma igreja só para pregar evangelho.
Em 2009, alugou algumas horas da igreja à RedeTV!, que chegou até vencer a Rede Bandeirantes na Grande São Paulo.[2]

[editar] Assistência Social

A Associação Mundial de Assistência Social (AMAS) é uma entidade filantrópica ligada à IMPD, destinada à assistência de meninos e meninas de rua e tem como presidente a bispa Franciléia Oliveira. A entidade conta com uma equipe de profissionais voluntários, como médicos, enfermeiros, dentistas, professores, advogados, cabeleireiros e outros profissionais e procede visitas constantes a regiões carentes, levando alimentos, roupas e agasalhos.

[editar] Controvérsias

A ênfase exagerada em ofertas, dízimos, campanhas de cura e libertação espiritual, milagres e a prosperidade financeira associada a prática da simonia são os principais motivos de crítica relacionadas a IMPD devido a seu caráter totalmente heterodoxo.

[editar] Dissidência

A igreja Mundial Renovada é a primeira dissidência da Igreja Mundial do Poder de Deus (IMPD). O nome "Mundial Renovada" também é uma alusão à Universal. Em abril de 2009, o bispo Roberto Damasio desligou-se da IMPD. Em 29 de maio de 2010, inaugurou a sua própria igreja, a Igreja Mundial Renovada.

Referências

[editar] Ligações externas

Um comentário: